COB abre inscrições para cursos de gestores, treinadores, atletas e profissionais do esporte

Instituto Olímpico Brasileiro, área de educação do Comitê Olímpico do Brasil, vai oferecer oportunidades para 12 cursos em 2021

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abre nesta quarta-feira, dia 17, inscrições para 12 cursos oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço de Educação da entidade. Gestores, treinadores, atletas e profissionais do esporte  podem se inscrever no site (clique aqui) para concorrer às oportunidades para 2021.

Estão disponíveis vagas para os cursos de Fundamentos da Administração Esportiva (FAE); Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações (2º. Semestre); Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT)Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) nas modalidades de Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação; Programa de Carreira do Atleta (PCA) – Núcleo de Transição de CarreiraCurso de Introdução ao Sistema Olímpicos (CISO), para jornalistas;  Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, para adultos (PEAAE); e  Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo, para jovens.

Os cursos, realizados em módulos presenciais, on-line e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas, de acordo com cada um.

“O Comitê Olímpico do Brasil entende a importância que as pessoas assumem dentro do processo de desenvolvimento esportivo. Acreditamos que a educação é o caminho certo, a mola propulsora para grandes conquistas. Por isso, investir na qualificação de profissionais do esporte é fundamental”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Para participar, o profissional, estudante ou atleta deve se inscrever e participar do processo de seleção nacional. As informações detalhadas, como critérios, informativos, editais, programas e período de inscrição podem ser encontradas neste link: https://www.cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro. O resultado final dos aprovados pelo IOB será postado no site, pelo número de inscrição, na data prevista no edital ou informativo do curso.

Cursos do ano de 2021:

PROGRAMA DE GESTORES

– Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE)

O participante aprende sobre o Movimento Olímpico, adquire noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva e conhece como se organiza uma missão para os Jogos Olímpicos. Durante o curso ocorrem debates e avaliações, oferecidos através do sistema de educação a distância.

• Carga horária: 70 horas.

• Formato: a distância.

– Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE)

Promove a análise, a discussão e a produção de conhecimento, além de propor soluções concretas para as diferentes organizações dirigentes dos esportes Olímpicos no país. Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Marketing e Organização de Grandes Eventos Esportivos estão entre as disciplinas ministradas, divididas entre presenciais e a distância.

• Carga horária: 360 horas.

• Nível: avançado.

• Formato: presencial* e a distância.

– Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações

É um treinamento voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais das Confederações Nacionais Dirigentes dos Esportes Olímpicos, com o objetivo de capacitar os participantes para a utilização de novas ferramentas de gestão do COB; apresentar as melhores práticas de gestão do mercado; além de prover subsídios para exercerem suas funções de forma efetiva em suas atividades administrativas diárias.

• Carga horária: 40 horas.

• Nível: básico e intermediário.

• Formato: presencial*.

• 2º semestre.

ACADEMIA BRASILEIRA DE TREINADORES
– Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT)

Além de assumir o sistema de treinamento dos atletas, o treinador também deve estar preparado para coordenar equipes multidisciplinares e lidar com os seus principais stakeholders (federações, clubes, patrocinadores, atletas, entre outros). Para tanto, este Curso tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, no que se refere ao planejamento, gestão de pessoas, gestão financeira, além de habilidades, tais como: negociação, gestão de conflitos, entre outras. Apresentado no formato totalmente a distância (EAD), o conteúdo se destaca em videoaulas interativas, além de conteúdo escrito.

• Carga horária: 70 horas.

• Modalidades atendidas por Edição: todas

• Formato: a distância.

– Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO): Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação

Os Cursos de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) têm o objetivo de orientar profissionais de Educação Física a trabalharem a Iniciação Esportiva, com crianças de 5 a 10 anos, de forma adequada e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento de jovens talentos e promovendo os Valores Olímpicos no ambiente educacional.

Com base em técnicas pedagógicas consistentes, com atenção ao desenvolvimento integral da criança, o CIEVO busca proporcionar uma experiência prazerosa aos alunos que queiram dar início à alguma prática esportiva, para que eles possam se beneficiar em termos de desenvolvimento motor, saúde, inclusão, oportunidade e senso de coletividade e, em consequência desse processo, aumentar as chances de potenciais talentos identificados e encaminhados para o esporte de alto rendimento.

Além disso, o curso aborda os Valores Olímpicos e apresenta sugestões de como eles podem ser trabalhados por meio de atividades lúdicas com as crianças.

• Carga horária: 70 horas.

• Edições oferecidas do CIEVO: Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação.

• Nível: básico.

• Formato: a distância.

PROGRAMA DE CARREIRA DO ATLETA

– Núcleo de Atletas em Transição de Carreira

O núcleo de transição proporciona promoção educacional e suporte na transição de carreira, com oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, possibilidade de bolsas de estudos em diferentes áreas, e processos de coaching focados no desenvolvimento global do atleta, de modo a potencializar suas oportunidades no mundo profissional.

• Duração: 60 horas (pode variar conforme o plano de carreira de cada atleta).

• Formato: presencial* e a distância.

PROJETOS ESPECIAIS

– Curso de Introdução ao Sistema Olímpico (CISO) – para jornalistas credenciados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021

Difunde as informações, as diretrizes e os conceitos do Movimento Olímpico para os profissionais oriundos dos veículos de comunicação, que realizam a cobertura de grandes eventos esportivos. O CISO ocorre na modalidade de educação a distância.

• Carga horária: 40 horas.

• Nível: básico.

• Formato: a distância.

– Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)

O Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte tem como objetivo conscientizar toda a comunidade esportiva e difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente. Este programa é destinado a atletas, treinadoras, treinadores, e membros das organizações esportivas e está dividido em dois cursos: um voltado para adultos e outro para jovens atletas, de 12 a 17 anos, da iniciação esportiva ao alto rendimento.

– Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) – para adultos

• Carga horária: 30 horas.

• Nível: básico.

• Formato: a distância.

– Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens

• Carga horária: 30 horas.

• Nível: básico.

• Formato: a distância.

*Devido à pandemia, todos os cursos em formato presencial serão realizados conforme as normas de saúde vigentes, podendo ser alterados, a qualquer momento, para o formato presencial on-line.]

Por dentro do IOB

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é a área de Educação do COB. Fundado em 2009, tem a missão de gerar e difundir conhecimento, promovendo programas de capacitação e desenvolvimento para a formação profissional de alta qualidade, visando contribuir com o desenvolvimento e o crescimento do esporte nacional. O IOB capacita e forma diferentes profissionais, por meio de quatro principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta, Academia Brasileira de Treinadores e Projetos Especiais; todos alinhados com a visão de ser reconhecido pela excelência dos resultados esportivos, gestão e governança.

IOB em números:

– 79% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 vieram também das Confederações Brasileiras que mais receberam capacitação do IOB;

– O IOB capacitou mais de 14 mil gestores, treinadores, atletas e demais profissionais ligados ao esporte;

– Desenvolveu mais de 400 mil horas de capacitação.

Corpo Docente

Corpo docente altamente qualificado, constituído em sua maioria por pós-doutores, doutores, mestres e especialistas. Há uma parcela significativa de profissionais internacionais e medalhistas Olímpicos.

Formato e Estrutura

– Cursos de nível básico a avançado, com carga horária de 08h a 380h;

– Todos os profissionais capacitados pelo IOB são beneficiados com bolsas de estudo de 100% conquistadas por meio de processo seletivo público. Exceto o Congresso Olímpico Brasileiro, em que a participação é realizada por meio da aquisição do ingresso. A compra deve ser feita pelo site oficial do evento (https://congresso.cob.org.br).

– Parceria de uma rede de Centros de Treinamento nacionais e internacionais, com o Laboratório Olímpico e Biblioteca especializada.

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday