COB elege novos integrantes do Conselho de Administração e membro independente do Conselho de Ética

A eleição do presidente e vice do Comitê Olímpico do Brasil (COB) não foi o único pleito realizado nesta quarta-feira, dia 7, no Rio de Janeiro. A Assembleia Geral definiu também os oito integrantes do Conselho de Administração da entidade e o novo membro independente do Conselho de Ética.

Foram eleitos para o Conselho de Administração: Jose Luiz Vasconcellos (CBC), Karl Anders Ivar Pettersson (CBDN), Matheus Figueiredo (CBDG), Raphael Nishimura (ABEE), Alberto Cavalcanti Maciel Junior (CBTKD), Silvio Acácio Borges (CBJ) Ernesto Teixeira Pitanga (CBTri) e Ricardo Leyser Gonçalves, sendo este último membro independente, isto é, sem vínculo com as Confederações Brasileiras Olímpicas. Já o novo integrante do Conselho de Ética será Humberto Aparecido Panzetti, candidato único na eleição.

“Esta é uma gestão pautada no coletivo e nas melhores práticas. A reforma estatutária promovida no COB, ainda em 2017, quando eu tinha apenas 42 dias como presidente da entidade, possibilitou que tivéssemos um Conselho de Administração e um Conselho de Ética. Todos juntos vamos ajudar a construir um esporte forte, unido e vencedor. Afinal, é justamente o esporte que nos ensina que ninguém conquista nada sozinho”, afirma Paulo Wanderley, recém-eleito presidente do COB até o fim de 2024.

+ FOTOS: a eleição do Comitê Olímpico do Brasil

Responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança, o Conselho de Administração terá 13 membros a partir de 2021. Além dos oito integrantes recém-eleitos, compõem o colegiado: o presidente do COB (Paulo Wanderley), o presidente e o vice da Comissão de Atletas do COB (atualmente o judoca Tiago Camilo e a pentatleta Yane Marques) e os dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (Andrew Parsons e Bernard Rajzman).

O estatuto do COB prevê que o Conselho oriente a administração da entidade; apresente o orçamento, as demonstrações financeiras e o relatório anual de atividades à Assembleia; produza e aprove regulamentos, além de propor reformas do estatuto; elabore o Plano Estratégico; conceda vinculação e reconhecimento às entidades de administração do esporte, assim como proponha a filiação de entidades à Assembleia; e autorize a assinatura de contratos que excedam o valor de R$1milhão.

Já no Conselho de Ética, Humberto Aparecido Panzetti se juntará a Sami Arap (atual presidente), Caputo Bastos, Ney Bello e Bernardino Santi. O órgão está encarregado de definir os parâmetros éticos esperados pelo COB e seus agentes, com base nos valores e princípios da Carta Olímpica e do Código de Ética do COI, da administração pública e da gestão democrática. Além disso, espera-se que o Conselho de Ética investigue e julgue denúncias levantadas em relação ao não cumprimento de tais princípios. Se necessário, seus integrantes podem sancionar ou propor sanções aos órgãos competentes.

+ ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: Paulo Wanderley será presidente do COB até o fim de 2024

Confira abaixo os resultados finais das votações:

Conselho de Administração: 7 vagas (Confederações Brasileiras Olímpicas)

1) Jose Luiz Vasconcellos (CBC): 37 votos
2) Karl Anders Ivar Pettersson (CBDN): 35
3) Matheus Figueiredo (CBDE): 31
4) Raphael Nishimura (ABEE): 30
5) Alberto Cavalcanti Maciel Junior (CBTKD): 28
6) Silvio Acácio Borges (CBJ): 27
7) Ernesto Teixeira Pitanga (CBTri): 24
8) Enrique Montero Dias (CBLP): 21
9) João Tomasini Schwertner (CBCa): 21
10) Adalvo Argolo (CBSurf): 17
11) Luiz Fernando Coelho de Oliveira (CBDA): 15

Conselho de Administração: 1 vaga (membro independente)

1) Ricardo Leyser Gonçalves: 20 votos
2) Georgios Stylianos Hatzidakis: 13
3) Marcus Vinicius Freire: 8
4) Rodney Rocha Miranda: 7
** Adriana Sanches dos Santos, Maria Pia Buchheim e Willian Miotto Nadir não foram votados

Conselho de Ética: 1 vaga (membro independente)

1) Humberto Aparecido Panzetti (candidato único)

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday