Triathlon

A Origem

O Triathlon surgiu em 1974 na cidade de San Diego, Califórnia (EUA). Um clube de atletismo enviou aos seus atletas uma planilha de treinamentos com exercícios de natação e ciclismo para que usassem nas férias. No retorno às atividades, os treinadores fizeram um teste para saber se os atletas haviam feito a “lição de casa”, que consistia em nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros em um condomínio fechado ao lado do clube e, finalmente, correr 5 quilômetros na pista de atletismo.

Os atletas gostaram tanto da “brincadeira” que pediram para os treinadores repetirem o programa nas férias seguintes, porém, convidando os guarda-vidas de San Diego para participar, como uma forma de “desafio”. A prova contou com 55 participantes e os atletas levaram nítida vantagem. Para as férias seguintes, em 1976, os salva-vidas propuseram algumas modificações no combinado: um percurso de 700 metros de natação em águas abertas (no mar), um pedal de 15 quilômetros na praia e arredores e por fim 4,5 quilômetros de corrida de cross country. Dessa vez, 95 pessoas participaram do evento, que passou a se repetir regularmente.

Alguns anos depois, no Havaí, um outro desafio fez com que o combinado entre natação, ciclismo e corrida, atingisse um novo patamar. Uma dúvida pairava entre um grupo de ex-oficiais da marinha norte americana: qual era o atleta mais completo? Os nadadores da Travessia de Kailua, de 3,8km? Os ciclistas que percorriam 180 Km da Volta Ciclística de Oahu? Ou os corredores que faziam os Maratona Olímpica do Hawai (42,1km)?

Em outubro de 1977, o ex-oficial John Collins sugeriu então uma prova contendo as três modalidades, praticadas de forma sucessiva e sem intervalos. Quem as concluíssem em menor tempo seria conhecido como “Ironman”, ou “Homem de Ferro” . Meses depois da proposta, em fevereiro de 1978, 15 atletas participaram da disputa, que foi vencida por um motorista de táxi chamado John Haley.

Depois disso, anualmente, no mês de outubro, diversos atletas embarcam para o Havaí sonhando em cruzar a linha de chegada da prova que não apenas ajudou a popularizar o Triathlon” mundo afora, mas também se tornou uma das franquias esportivas mais bem sucedidas de todos os tempos, o Ironman.

O Triathlon chegou ao Brasil em 1981, mas a primeira competição oficial foi realizada somente em 1983, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

ITU - INTERNATIONAL TRIATHLON UNION

Devido à grande procura do Triathlon por atletas dos 8 aos 80 anos, foram desenvolvidos mecanismos para regulamentarem todos os procedimentos inerentes à modalidade, buscando sempre a igualdade entre os atletas e respeitando a distribuição por idade e possíveis deficiências.

Foram criados os Manuais de Árbitros, Regras e Operações, criando um ambiente equalitário e altamente competitivo. Até hoje trata-se de uma das poucas modalidades em que o Campeonato Mundial é realizado em uma mesma semana para atletas com idades entre 16 e 90 anos, distribuídos em faixas etárias, além de um circuito robusto com provas em todos os continentes dedicadas especialmente para atletas de alto rendimento.

Em março de 1989, na cidade de Avignon, na França, foi fundada a International Triathlon Union (ITU), que teve o sindicalista canadense Les MacDonald como primeiro presidente.

Atualmente o Triathlon é praticado por mais de 1 milhão de pessoas, sendo seu principal público atletas amadores que praticam este esporte no intuito de melhorar a qualidade de vida, manter o bom condicionamento físico e até mesmo como forma de lazer.

Triathlon nas Olimpíadas

O ano 2000 representou um marco na história do Triathlon mundial. A modalidade passou a integrar oficialmente o programa olímpico nos Jogos de Sydney, na Austrália. O Triathlon foi visto por meio da televisão por mais de 3.500.000.000 de telespectadores, sem contar as quase 300.000 pessoas que acompanharam a disputa pelas ruas de Sydney.

Além da disputa individual para as categorias feminino e masculino, a partir de 2020 nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, haverá a disputa por equipes: o Triathlon Mixed Relay, um revezamento misto com times formados por 2 homens e 2 mulheres.

Distâncias Oficiais

Sprint, também conhecida como Short
750 m de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida.

Olímpica, também chamada de Standard
1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida.

Longa distância, segundo a ITU pode ser o dobro ou até o triplo da distância standard
3 km de natação / 80 km de ciclismo / 20 km de corrida ou
4,5 km de natação / 120 km de ciclismo / 30 km de corrida

Mixed Relay
300m de natação / 8 km de ciclismo / 2 km de corrida

Meio-Ironman, também conhecido como 70.3
1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida.

Ironman
3.8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42 km de corrida.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday