Triatlo pedala 100km até Nazaré em treino dominical na Missão Europa

O domingo, 30, de sol em Portugal estava convidativo para uma praia. Mas, para o Time Brasil que está na Missão Europa, todo dia é dia de treino. Mesmo assim, a equipe de triatlo uniu as duas coisas e foi pedalando das cidades de Rio Maior até Nazaré, onde ficam uma das maiores ondas do mundo. O treinamento é um dos últimos antes do embarque para Hamburgo para a disputa do Campeonato Mundial, que acontece a partir do dia 5, e que terá a participação de sete atletas brasileiros. A preparação está sendo feita no Centro de Treinamento de Rio Maior graças ao projeto do Comitê Olímpico do Brasil, em parceria com as Confederações.

+ MISSÃO EUROPA: Acompanhe as últimas notícias

O trajeto total entre Rio Maior e Nazaré foi de cerca de 100km, feito em quase três horas. Depois disso, os atletas ainda fizeram alguns tiros de corrida na esteira do CT de Rio Maior. “Usualmente nos finais de semana, temos uma sessão mais longa de ciclismo. O pessoal curtiu porque Nazaré era um local que não conheciam com uma paisagem fenomenal. É bom que dá uma arejada na cabeça. Foi um treino de carga dura disfarçado de leve. Daqui a uma semana temos a principal prova do ano, isso é um privilégio. Então, quase finalizar o camping com um treino como esse, eleva a motivação do grupo e ajuda a esquecer um pouco a pressão pela competição”, analisou o treinador da seleção Elite de triatlo, Eduardo Braz.

O treinamento deste domingo foi também uma forma dos atletas saírem da rotina e respirar novos ares. A atividade encheu os triatletas brasileiros de motivação. “Sair da nossa rotina uma semana antes da competição é um ganho e nos deixa um pouco menos pressionados. Foi um treino bem legal, diferente do que estávamos acostumados a fazer aqui. A estrada é ótima e Nazaré é muito bonito. Isso que a gente precisava para unir a equipe. Hoje a gente só ganhou”, elogiou a paulista Djenyfer Arnold.

As semanas de treinamento em conjunto na cidade de Rio Maior, que já recebe o triatlo brasileiro há mais de dez anos, foi um diferencial na preparação para o Mundial, segundo o treinador da equipe brasileira. “A Missão Europa trouxe a possibilidade de fazermos um trabalho de qualidade em grupo, que nenhum dos atletas estava fazendo no Brasil. A estrutura aqui em Rio Maior é fantástica, a gente conhece bem e, nesse ano tão atípico, conseguir três semanas antes da principal prova nos dá confiança. Espero que tenhamos um bom resultado”, projetou Eduardo.

O Brasil competirá em Hamburgo nas provas individuais feminina e masculina e no revezamento misto, que agora faz parte do Programa Olímpico dos Jogos de Tóquio. Após o Mundial de Hamburgo, a equipe segue para a República Tcheca para disputa de outra prova nesta retomada.

Em Rio Maior, o triatlo brasileiro ainda proporciona experiência para uma equipe junior, que competirá em Portugal no próximo final de semana.

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday