INSTITUCIONAL
  Sobre Nós
  Governança
  Identidade Visual
  Federações
  Notas Oficiais e Portarias 
  Editais e licitações
  Fale Conosco
  Ouvidoria
O ESPORTE
  Atletas     
  O Triathlon
  Paratriathlon    
  Normas e Regulamentos
  Classificações
  Calendário
  Resultados
  Ranking
  Ranking Paratriathlon
ÁREA MÉDICA
  Exames
  Antidopping
  Nutrição
  Riscos
  Assédio no Esporte
 
Documentos para Exame Pré-Participação da CBTri/ITU (PPE)
A- | A | A+

A CBTri informa que o Comitê Médico da ITU recomenda fortemente uma avaliação periódica da saúde (PHE) para todos os triatletas e que seja realizada por um médico desportivo, começando com um Exame de Pré-Participação (PPE) antes de se envolver em esportes competitivos.

A CBTri ratifica essa necessidade e solicita EXTREMA atenção de todos os atletas do Alto Rendimento para essa questão em função da participação em provas nacionais e internacionais .

A CBTri informa que a partir de 2018, todos os triatletas do Alto Rendimento (Elite/Sub23/Junior/Youth/Paratriathlon) que sejam inscritos para as competições nacionais da CBTri e internacionais da CAMTRI/ITU devem ter concluído o PPE em caráter OBRIGATÓRIO e deverão ter completado um exame de saúde pré-competição que inclui um questionário, um exame físico e um ECG (seguindo o procedimento recomendado pelo COI), conforme a Nota Oficial DT 01/2018.

Essa medida já é válida e terá efeito a partir do dia 01 FEV 2018 - todos estes atletas para as competições nacionais da CBTri e internacionais da CAMTRI/ITU deverão preencher o questionário médico e passar por um exame médico a cada ano e, além disso, deverão ser submetidos a um ECG em repouso.

A CBTri informa ainda que é de sua responsabilidade garantir que esses procedimentos de triagem de saúde antes das competições nacionais e internacionais tenham sido realizados, e portanto, por ser a organização esportiva nacional responsável pelo triathlon, deverá confirmar que somente aquele atletas que apresentem a certificação PPE e que portanto tenham concluído essa triagem e estão aptos para competir nas provas dos sistemas CBTri, CAMTRI e ITU.

Para que os atletas estejam aptos perante à CBTri, CAMTRI e ITU para participar nos eventos a partir de 2018, a CBTri solicita a atenção de todos dos atletas do Alto Rendimento à Nota Oficial DT 01/2018. e que cumpram as exigências estabelecidas nesse documento.