A CBTri
  Identidade Visual
  Circulares
  Notas Oficiais
  Resoluções
  O Triathlon
  Paratriathlon  
  Federações
  Estatuto
  Antidopping
  Nutrição
  Projetos
  Manual de Regras
  Normas e Regulamentos 
  Técnicos
  Fale Conosco
  Atletas    
  Novos Talentos
  Calendário  
  Resultados
  Quadro de Medalhas
  Ranking
  Fotogaleria    
  Videogaleria
  Transferência
  Formulário de Recurso
  Contrato de Homologação
  Editais de licitação
  CBTri no Mundo Científico
 
Meu Triathlon Inesquecível

Por Marco Antônio La Porta

 

O meu triathlon inesquecível aconteceu no dia 17 de junho, por ocasião do Campeonato Brasileiro de Triathlon de 2007, quando Fernanda Bau, atleta que treina comigo, sagrou-se campeã brasileira.


Começamos a trabalhar, com o objetivo de vencer esta prova, no dia 2 de abril de 2007. Foram 77 dias de treinamento, dos quais em apenas um (por estar muito gripada) ela não treinou. Foram treinos de madrugada, treinos na chuva, no sol, superando problemas, mas em nenhum momento faltou dedicação à atleta que estava muito focada no seu objetivo.

Fizemos toda a preparação pré-prova com muito cuidado. Desde a refeição da véspera até a rotina para a largada, tudo foi muito bem planejado e realizado. Na hora da largada não se sabia quem estava mais nervoso, se era eu ou ela, mas depois que soou o sinal, o nervosismo deu lugar ao empenho em realizar toda a programação que fizemos para a prova. Sabíamos que a Aglaé Menezes e a Ana Bocanera tinham uma natação muito forte, por isso a Fernanda tinha que tentar sair o mais próximo delas. Ela conseguiu acompanhar a Aglaé, mas a Ana nadou muito bem e abriu uma pequena vantagem que lhe permitiu deixar a Fernanda para o segundo pelotão. A diferença na primeira volta era de apenas 30 segundos, o que estava dentro dos nossos planos, mas Bocanera começou a pedalar muito forte a aumentar a diferença. Não contávamos com esse pedal tão forte, mas ela foi muito bem e abriu 1min30seg.


Quando a Fernanda chegou na área de transição avisei a ela da diferença e coloquei na sua cabeça que ela tinha condições de buscar a líder. Com muita raça, muita determinação e sabendo das suas excelentes condições físicas, ela saiu no encalço, tirando a diferença a cada volta. Na última volta ela estava muito próxima. Cada volta levava 13 minutos em média. Sabia que não ia agüentar ficar esperando, peguei uma bike emprestada e fui atrás para ver como estava a situação. Quando cheguei nelas faltava cerca de 1 Km para a chegada e Fernanda já estava na frente abrindo a diferença. Tive então o pressentimento que ninguém tirava mais dela a vitória, e assim foi. A chegada foi linda, ela gritou como se extravasasse toda a sua alegria. Meu filho e minha namorada estavam ali comigo e isso só aumentou a minha emoção em ver aquela menina, que tanto se dedicou, que abriu mão de muita coisa para chegar àquele objetivo. Este foi o meu triathlon inesquecível.