Aquathlon

Aquathlon

Uma das portas de entrada para o Triathlon é a prática do Aquathlon, combinado que inclui natação e corrida, duas atividades que grande parte das pessoas costuma fazer e/ou recomendar. A natação é considerada um esporte completo, que trabalha todos os músculos, equilibra a mente e é indicado para todas as idades e biotipos. Já a corrida de rua é uma atividade que queima muitas calorias, promove a longevidade e é amplamente acessível, podendo ser praticada em qualquer hora e lugar.

A modalidade passou por uma série de formatos desde o início do século 20. A primeira competição de que se tem registro é de 1965, organizada pela National Surf Lifesaving Association of America, que incluía a combinação natação, corrida e natação. As variações também já incluíram natação tanto em águas abertas como em piscinas.

Atualmente o Aquathlon faz parte da categoria Multisport da ITU, sendo disputado na distância padrão de 1 quilômetro de natação e 5 quilômetros de corrida. A ITU organiza campeonatos mundiais anualmente desde 1998.

Uma curiosidade é que essa variação do Triathlon é a modalidade que tem mais participação de brasileiros em Mundiais Multisport da ITU.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday