COB oferece canais de Ouvidoria e Ética desde 2018

Com quem falar caso exista alguma preocupação com relação desvios de condutas? Desde 2018, o Comitê Olímpico do Brasil oferece a ferramenta de Canal de Ouvidoria e Ética. Presente na página principal do site da entidade, o Canal oferece diversas maneiras de realizar a denúncia: através do site Contato Seguro, que também pode ser acessado pelo smartphone, ou através do telefone 0800-512-6666 e por e-mail. Independente, sigiloso e imparcial, os canais estão disponíveis tanto para o público interno quanto para o externo, funcionam 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, com ligações gratuitas de qualquer lugar do país. Em caso de missões fora do Brasil, um número 0800 local é disponibilizado.

Também no ano de 2018, o Comitê lançou a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e ao Abuso Sexual, que reforça o compromisso da entidade em garantir um ambiente saudável, de acolhimento, orientação, proteção e prevenção aos atletas e todos os agentes envolvidos no esporte olímpico.

+ Conselho de Ética divulga Regimento Interno dos Comitês de Conformidade e Integridade

“Seguimos empregando esforços na continuidade da divulgação e promoção do Canal de Ouvidoria e das Políticas de Compliance para o esporte brasileiro. Em março, no lançamento do Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) reiteramos a importância dessa ferramenta e das diretrizes da Política para atletas, Confederações, toda a comunidade esportiva”, afirma Nelson Valsoni, Compliance Officer do COB.

“Os processos são sigilosos e blindados contra eventual retaliação das partes representadas. Esperamos que as pessoas cumpram seu papel de bons cidadãos, respeitando as leis aplicáveis, atuando com ética e transparência. Sempre que formos chamados a trabalhar na área de Compliance e no Conselho de Ética, inclusive nos Comitês de Integridade e de Conformidade, faremos análise justa, com direito ao contraditório, visando garantir o processo devido”, afirma Sami Arap, presidente do Conselho de Ética do COB.

Como fazer uma denúncia?

No página principal do site do Comitê Olímpicos do Brasil há a área Canal de Ouvidoria Ética. Quando selecionado você escolhe entre acessar o portal Contato Seguro, onde a denúncia é realizada através de um formulário online, ou ligar para o número 0800 512-6666. As queixas registradas no site passam por uma triagem independente e são encaminhadas para o Compliance Officer ou Comitê de Ética que realiza uma análise prévia e avalia se a mesma é de competência do COB. Este procedimento garante que denunciados não tenham acesso ao relato.

Outra possibilidade é realizar a denúncia diretamente ao Compliance Officer, que pode recebe-la pessoalmente nas dependências do COB, em eventos e/ou Missões ou por e-mail [email protected].

Os representantes do COB, de entidades nacionais de administração do desporto, membros do COI, diretor-geral do COB, Comissão de Atletas e membros dos poderes do COB também podem receber denuncias pessoalmente, por telefone ou e-mail pelo denunciante ou seu representante legal.

Nos três canais, a denúncia seguirá o fluxo determinado para a devida análise de admissibilidade, coleta de provas, evidências adicionais e consequente instauração do processo de investigação. Durante este trâmite pode haver necessidade de interação com a equipe de investigações. Para ficar atualizado, acompanhe o andamento do processo no portal.

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday